Diretor-geral do CISAB Região Central, Ananias Ribeiro de Castro, apresentando números do consórcio

Os municípios consorciados ao Consorcio Intermunicipal de Saneamento Básico Região Central – CISABRC – elegeram a diretoria para o biênio 2017-2019 em assembleia realizada na manhã desta terça-feira, 14, em Belo Horizonte. A chapa de consenso, formada pelo prefeito de Itabirito, senhor Alexander Salvador, e pelo prefeito de Carmópolis de Minas, senhor Geraldo Antônio da Silva, foi eleita por aclamação pelos presentes à assembleia.

Na abertura dos trabalhos, o diretor-geral do CISAB Região Central, Ananias Ribeiro de Castro, fez uma apresentação do consórcio com números de seu crescimento. Ananias destacou o crescimento do número de municípios consorciados e conveniados, de oito para 18, e, considerando a população das cidades atendidas, os números passaram dos quase 240 mil para mais de 850 mil habitantes, aumento superior a 250%. “De 1º de julho de 2015, início das atividades de fiscalização e regulação, até a presente data, o CISAB realizou cerca de 20 estudos econômico-financeiros para reajustes e revisões tarifárias nos municípios por ele consorciados e conveniados”, completou.

Presente à assembleia, o diretor do SAAE de Itabirito, Wagner Melillo, fez uma breve explanação sobre a ASSEMAE e convidou os municípios ainda não filiados àquela instituição a se unirem aos filiados na busca por soluções para o saneamento básico municipal.

Prefeito de Itabirito, Alexander Salvador, e prefeito de Carmópolis de Minas, Geraldo Antônio da Silva, eleitos para o biênio 2017-2019

Após a eleição, o presidente reeleito propôs aos presentes reuniões mensais entre os consorciados, proposta aceita por unanimidade. Salvador falou ao CISABRC. “Além da regulação e fiscalização, uma das principais ações do consórcio, entendo eu, é no sentido de buscar recursos junto ao Governo Federal para que o saneamento nas cidades fique mais completo, atinja o que nós gostaríamos que atingisse 100%. Isso não é impossível. Com a união dos prefeitos nós vamos ter condições de fazer isso. Bastam projetos bem feitos e a credibilidade que o consórcio tem, até pelo fato dele ter crescido bastante.”

O CISABRC também ouviu as palavras do prefeito de Carmópolis de Minas, eleito vice-presidente do consórcio. “Estou pronto para o trabalho. Eu sempre falo que o desafio é grande, mas nossa coragem é maior. Eu tenho o prazer de participar do consórcio desde o início; Carmópolis deve muito ao consórcio que cresceu e estamos juntos para crescer muito mais. Ficamos muito lisonjeados pelo crescimento que superou todas as expectativas. Nosso trabalho agora é redobrado, estarei lado a lado com o presidente e equipe do CISAB Região Central para podermos avançar mais em favor dos nossos municípios nessa causa tão importante do saneamento básico”.